Série: o fluxo

[3776]

7 de dezembro de 2011

In a Bar, Under the Sea [dEUS]
Alternative rock
⋆⋆⋆⋆

Admirável é a banda que, nos anos 90, numa época um tanto estranha para a música experimental, consegue desenvolver um disco desse porte. Havia um bom tempo que não pegava uma obra que não se importava em nenhum momento em seguir um padrão, se bem que, em um álbum, é a maior “faca-de-dois-gumes” que pode existir. Não quero dizer que álbuns devam seguir padrões que os impedem de, durante a própria audição, crescer e progredir; mas muitas vezes ocorre a necessidade de uma continuidade, algo que se possa pegar pra falar, “oh, ainda estou ouvindo a mesma banda, o mesmo álbum”, o que dEUS nessa segunda obra não fez questão nenhuma de seguir.
Ainda eram os membros, ainda eram os instrumentos e ainda era experimental. Mas tudo fora de progressão. E nem sempre isso é ruim, como nesse caso, aonde ficou ótimo.

A falha enorme desse álbum é começar e nos mostrar pontos tão altos e coloridos da música e, logo em seguida, nos lotar de músicas introspectivas inclusive em sua estrutura. São várias, mas várias músicas, “baladinhas experimentais” assim digamos. Embora todas muito bem definidas, não instigam o ouvinte a continuar fixo nelas; prestando atenção durante toda a experiência, a mesma atenção que com certeza será prestada em sua segunda faixa. Embora todas elas sejam diferentes e desconexas, ainda têm o aspecto introspectivo não semelhante, mas igual, durante maioria das faixas.
E isso não se faz com discos de uma hora.

 

Você leu um capítulo da série o fluxo

escrito por nubobot42 narrado por heartshaped star