A Twist Of Fate EP [John Arch]
Progressive metal
⋆⋆⋆⋆
John Arch é um artista interessante, talvez capaz de fazer um disco cinco estrelas, mas ainda sem sucesso. Não creio que A Twist Of Fate seja em muitos sentidos comparável ao álbum que linkei, no entanto, já que Sympathetic Resonance é muito mais obra do metal progressivo do que A Twist Of Fate o é.
Acho interessante a mistura de peso com a destruição do ser humano apresentada por Arch. A Twist Of Fate é uma exemplar amostra do introspectivo de um ser humano frustrado, em suas duas faixas de extensos 12 e 15 minutos, mais evidente na primeira faixa – Relentless. O disco é caótico e pesado, cada canção revela no mínimo três naturezas diferentes e algumas delas bem intensas: é propositalmente desagradável e humana a sensação de raiva, ódio, tristeza, conformismo e redenção em certos momentos, bem representadas como poucos artistas o conseguiram fazer, em especial no terreno ameaçador do século XXI.
Não creio, no entanto, ser tão sabiamente composto ao ponto de ser perfeito. Existem repetições desnecessárias em muitos cantos, mas que não atrapalham muito o resultado da obra final, que é fabulosa – claro que, como todo metal progressivo mais clássico, precisa de força de vontade do ouvinte para dispor da atenção que ele merece.
(creio eu que A Twist Of Fate é tão perturbador se analisado corretamente que não é possível nem mesmo chorar)