Série: o fluxo

[3772~3774]

5 de dezembro de 2011

Triforce: Mercyful Fate EP, Melissa, Don’t Break The Oath [Mercyful Fate]
Speed metal
⋆⋆⋆⋆

Se por um lado Blitzkrieg me decepcionou, por outro fiquei admirado com o espetáculo que foi o início da discografia de Mercyful Fate. Tive brilho nos olhos mesmo, de viajar com o som, de poder prestar atenção na mensagem que a banda estava passando. A mensagem, no caso, é terrível; e isso não muda a magia toda dos registros, como se, pensando ritmicamente, fosse Black Sabbath sobre rodas.
Não só liricamente falando, porém em sua estrutura musical, Mercyful Fate apresenta um terror que dispensa qualquer efeito eletrônico clichêzinho noventista/século-XXI. Terror que vem à cabeça só de tomar socos mentais de riffs pesadíssimos e arrepiantes – e acelerados, ao contrário da banda antecessora ao heavy metal todinho, já mencionada aqui. Seus solos muito bem executados e agudos, sem cruzar a linha do agradável ao tecnicismo exagerado e irritante nenhuma vez, reiteram toda a proposta dos compositores que em nenhum momento dos álbuns é deixada de lado.

Nada é perdido em nenhum momento e até aqui o leitor deve estar se perguntando, “mas o que eles fizeram de errado para apenas quatro estrelas?”. A resposta vem agora. King Diamond. Gosto da maneira com que King Diamond leva a música, ameaçando a cada momento soltar um agudo aterrorizante pra continuar a climática da música – e nem é que o mesmo não seja capaz de soltar os agudos, eles são bem executados, porém aparecem em momentos demais para simplesmente serem ignorados como ponto negativo. Se esse tipo de vocal está na proposta do grupo, então a proposta do grupo é, sim, quatro estrelas.
No entanto, qualquer um que se sente agradado com músicas pesadas (essencialmente metal, mas não só metal é caracterizado como música pesada) tem, mais que um direito, um dever de ouvir essas duas obras.

ATUALIZAÇÃO: Don’t Break The Oath não fica atrás de nenhum desses dois álbuns, tem as mesmas características porém ainda melhores, no entanto compartilha do mesmo problema. Posso adicioná-lo à dobradinha e torná-la uma Triforce sem problemas.

 

Você leu um capítulo da série o fluxo

escrito por nubobot42 narrado por lyra