Série: o fluxo

[1817]

12 de março de 2012

The Age Of The Understatement [The Last Shadow Puppets]
Indie rock
⋆⋆⋆

Típico disco bonitinho, mas meio que imbecil, incapaz de ir muito além disso. A analogia mais válida que faço pra The Last Shadow Puppets é um rio de mata ciliar enorme, mas o rio em si estreito, vazio e um pouco seco. Há muito conteúdo nesse álbum: orquestrinhas, sons de agradar ouvidos, o que a mídia positivista costumaria chamar de “ritmos contagiantes”: mas só. Não há muita alma. Tanto as letras (em especial as letras) quanto as outras partes das músicas são incapazes de transmitir qualquer tipo de mensagem, filosofia, ideologia etc. – nem mesmo mensagem burra, não há nada – e isso é grave.
Mas ainda assim, é gostosinho de ouvir, já disse antes. Muito bom pra gente que tá afim de usar música de background pra fazer qualquer coisa, ao contrário da cena mais atual (2009+) que é incapaz até mesmo de soar agradavelzinha pra embalar aquele estudo pra provinha ou aquela trilha sonora pro seu emprego chato de TI.

Falando em cena atual, esse álbum muito me soa um protótipo da mesma, uma pena que eu não tenha percebido antes. Ele é uma premissa de todo o indie rock “bonitinho, mas imbecil” que estava pra estourar no nosso querido Reino Unido tendo, inclusive, todos esses elementos, só que ainda sendo bom pra ouvir de background.
E provavelmente só por causa daquele violininho mesmo.
(meio em choque dessa última audição, quando eu tinha lá meus 15 eu adorava isso e daria 5 estrelas sem pensar; bem, ao menos hoje eu sei que seria, de fato, sem pensar)

 

Você leu um capítulo da série o fluxo

escrito por nubobot42 narrado por nomiya