Série: nós, tesla, ouvimos 2019

2. u2

28 de maio de 2020

GOSTO PRA CARAMBA DE U2. ISSO AÍ MESMO QUE VOCÊ OUVIU. U2 É MUITO BOM. DEVE SER UMA DAS MINHAS BANDAS FAVORITAS. EU GARANTO E POSSO PROVAR, NÃO POR EQUAÇÕES OU POR ESTATÍSTICAS OU FATOS, MAS PELO SIMPLES FATO DE QUE SE VOCÊ VIER AQUI, DO MEU LADO, E ME DISSER BABOSEIRA, EU VOU TE PROVAR PROVANDO QUE VOCÊ FALOU BABOSEIRA E AUMENTAR O MEU PRÓPRIO BANCO DE BABOSEIRAS DITAS SOBRE O U2, QUE NOVENTA POR CENTO DO QUE É DITO SOBRE O U2 É UM MONTE DE BABOSEIRA. OUVINDO U2 EU PENSEI EM UM TIPO DE PESSOA IDIOTA QUE OUVE U2, E PENSEI EM VÁRIOS TIPOS DE IDIOTAS QUE FALAM MAL DO U2 PELOS SEUS MOTIVOS IDIOTAS, PSEUDO-MUSICAIS, DE ESCREVER EM ALGUMA REVISTA ONDE VOCÊ PODE ENGRANDECER O TAMANHO DE ALGUMA PARTE DO SEU CORPO QUE VOCÊ QUER QUE SEJA GRANDE, ENORME, E TODOS VEJAM E PAGUEM PAU PRA VOCÊ POR ISSO, TIPO O NARIZ NA REVISTA DOS NARIGUDOS ENTOJADOS ARTS ANTIPOP, PORQUE É DIFÍCIL PENSAR EM UM MOTIVO PARA SE GOSTAR DE U2 QUE NÃO SEJA MUITO, MAS MUITO, MAS MUITO SIMPLES, E TAMBÉM NUM MOTIVO PARA NÃO GOSTAR DE U2 QUE FAÇA SENTIDO. EU ACHO UMA PENA QUE A JORNADA ASSUMIDAMENTE DE EXPLORAÇÃO DE SEGREDOS HUMANISTAS SEJA TRATADA COMO IMBECILIDADE POR PURO ENTOJO DE PESSOAS QUE TÊM DENTRO DO CORAÇÃO UMA VONTADE DE FALAR MAL DE UM HIT FEITO POR UNS TIOZÕES QUE NO FUNDO VOCÊ DEVERIA GOSTAR PORQUE O TIO QUE FALA DA SITUAÇÃO EM PAÍSES DE TERCEIRO MUNDO É CHATO QUANDO SE É PEQUENO MAS, SE VOCÊ NÃO O TEM, VAI CHEGAR NUMA PANDEMIA DE COVID-19 E VAI FICAR REPASSANDO NOTÍCIA SOBRE A CLOROQUINA.

E TEM TAMBÉM AQUELES CARAS QUE COMEM PLÁSTICO E PENSAM “NOSSA QUE INCRÍVEL É A ESTÉTICA DO BRIAN ENO”. EU NÃO SEI A LINHA DE RACIOCÍNIO DESSAS PESSOAS E NÃO QUERO SABER, PORQUE NÃO SEI SE JÁ NOTARAM MAS A RELAÇÃO QUE OS AMANTES DE BRIAN ENO TÊM COM ELE NÃO TEM NADA A VER COM A RELAÇÃO DOS AMANTES DO GEORGE MARTIN, É UM NEGÓCIO TIPO “WOW… AESTHETICS”, COMO VOCÊ FICA BRINCANDO COM A PALAVRA “ESTÉTICA” DE UM MALUCO QUE TEM UMA RESPONSABILIDADE TOTALMENTE DIFERENTE DISSO. O U2 NUNCA PRECISOU DO BRIAN ENO DESSA FORMA DOENTIA E, SE TIVESSE PRECISADO, É PROVÁVEL QUE NUNCA TERIA FEITO UM DISCO COMO O THE JOSHUA TREE, PORQUE A RELAÇÃO ENO-U2 NUNCA FOI DE ENVELOPAR A BANDA NUM PLÁSTICO-BOLHA QUE VOCÊ COLOCA NO OUVIDO E AO INVÉS DE SIMPLESMENTE OUVIR O QUE TÁ DENTRO FICA SE DISTRAINDO COM UNS PLEC PLEC PLEC PLEC QUE O CARA, PUTA SONORIDADE MEO, COLOCOU LÁ PRA TE DISTRAIR DE CHEGAR NO QUE TÁ DENTRO DO PACOTE. PODE NOTAR QUE QUEM USA A PALAVRA “ESTÉTICA” COMO SE FOSSE UM SÍMBOLO A SE EVOCAR DE CARAS QUE SÃO CONHECIDOS POR MENCIONÁ-LAS DIFICILMENTE CONSEGUEM FALAR DE COMO ISSO É TÃO INTRÍNSECO, NÃO EXISTE ESTÉTICA SEM MÚSICA E TODA MÚSICA TEM SUA ESTÉTICA E, SE O MÚSICO DIZ QUE NÃO HÁ ESTÉTICA ASSIM PROVANDO QUE NÃO SABE DE ONDE VEM SUA ESTÉTICA, AINDA ASSIM A ESTÉTICA SABE DE ONDE VEM SEU MÚSICO. O U2 SEMPRE ESTEVE ALÉM DESSA BABOSEIRA E SEMPRE ESTARÁ, CUMPRIU SEU PAPEL DE CONSTRUIR SUAS MAIORES OBRAS UM TANTO QUANTO CEDO E DEPOIS CAIU NUMA ESPÉCIE DE SUBMUNDO DE EXPLORAÇÃO DE PEQUENAS NOVAS DESCOBERTAS, DE PEQUENAS “RESOLUÇÕES” DE “PROBLEMAS”, COMO ALGUÉM QUE DESVENDOU UM MUNDO, DESCOBRIU UM PLANETA QUE ESTÁ ACONTECENDO AO MESMO TEMPO E NO MESMO LUGAR QUE O NOSSO, MAS NÃO É O NOSSO POIS SUAS FREQUÊNCIAS SÃO OUTRAS, DEPOIS DO PRIMEIRO CHOQUE TEVE DE PENSAR “OK, JÁ ESTAMOS AQUI, NÃO PRECISAMOS MAIS FICAR FALANDO QUE ESTAMOS AQUI, PRECISAMOS FAZER ALGO COM ISSO” E ENTÃO DESENHARAM TODO O SEU MAPA MUNDI, E ENTÃO VEIO SUA FASE DE PENSAR “E AGORA? NÃO SOBROU MAIS NADA PRA GENTE FAZER”, E POR FIM VEIO A FASE DE FAZER UMAS ESCAVAÇÕES, CORTAR UNS MATOS E TIRAR UMAS PEDRINHAS DO LUGAR, CORRIGIR UMAS INCOERÊNCIAS NO MAPA MUNDI QUE ÀS VEZES VOCÊ PENSAVA QUE POXA ERA MELHOR QUE FOSSE DO OUTRO JEITO, MAS FAZER O QUE, NÃO ERA DO OUTRO JEITO, ERA DESSE. DEIXA OS CARA.

EU SOU APAIXONADO PELO MUNDO QUE O U2 DESCOBRIU, PODE NÃO SER O MELHOR DE TODOS, MAS SEI QUE É UMA GRANDE SATISFAÇÃO OUVIR E QUE DEVE SER UMA GRANDE SATISFAÇÃO PARA OS CARAS TAMBÉM. EU SOU APAIXONADO PELA MOTIVAÇÃO SOCIAL DO U2 PORQUE PARECE QUE NÃO É SÓ QUE, BACANA, ELES DESCOBRIRAM UM NOVO MUNDO POR MEIO DA MÚSICA, PORQUE DESCOBRIR UM NOVO MUNDO POR MEIO DA MÚSICA É RELATIVAMENTE NORMAL, MAS QUE ELES ESTÃO EMPENHADOS COMO SUA RAZÃO DE VIVER EM ENTRELAÇAR ESSES DOIS MUNDOS, O MUNDO CRIADO POR DEUS E O MUNDO CRIADO POR U2, PORQUE DEUS CRIOU O MUNDO CHEIO DE PESSOAS DEFORMADAS E COLOCOU NO CORAÇÃO DE CADA PESSOA DEFORMADA UM POUCO DO MUNDO COMO ELE REALMENTE QUERIA QUE FOSSE, E O U2, QUE DESCOBRIU QUAL É A SUA PORÇÃO DE NOVO MUNDO, DE NOVA REALIDADE, DECIDIU QUE VALIA A PENA VIVER POR ELA E DEIXAR ELA PARA QUE NÓS PUDESSEMOS OUVI-LOS E TERMOS TANTO A ESPERANÇA COM BASE NO QUE ELES DESCOBRIRAM QUANTO A VONTADE DE DESCOBRIR POR NÓS MESMOS. NÃO É POSSÍVEL QUE AS AVENTURAS, AS MANOBRAS MUSICAIS, DO THE EDGE, PODEM INSPIRAR ALGUÉM A QUERER PORTAR “UMA BOA ESTÉTICA”, E NÃO INSPIRAR ALGUÉM A PEGAR UM INSTRUMENTO MUSICAL E FALAR “NÃO É POSSÍVEL QUE TUDO O QUE VOCÊ PODE ME DAR É O QUE VOCÊ JÁ DEU AOS OUTROS. EU SOU UMA PESSOA DIFERENTE. ESSA PARTITURA É UM DESSERVIÇO À MINHA EXISTÊNCIA. POR QUE EU NÃO POSSO DESCOBRIR UMA NOVA FORMA DE LIDAR COM A ELETRICIDADE, NEM QUE EU TOME CHOQUE, NEM QUE EU MACHUQUE OS MEUS OUVIDOS E OS DOS OUTROS QUE INFELIZMENTE PRECISAM ME SUPORTAR”. SEI LÁ, A DOR NOS OUVIDOS DE OUVIR O U2, MESMO COM TODA A SUAVIDADE QUE ELES SE ESFORÇAM PRA COLOCAR DESDE O INÍCIO, É TALVEZ TÃO PODEROSA E AGRADÁVEL QUANTO UM DISCO DO ARCHERS OF LOAF. O U2 É IMPOSSÍVEL DE OUVIR A UMA GERAÇÃO DE SEQUELADOS POR TANTOS EMPECILHOS, MAS TANTOS EMPECILHOS, DO GUITAR HERO À BABAQUICE DE UM FÃ DE VELVET UNDERGROUND, QUE SÓ POR ESSE MOTIVO JÁ DEVERIA GANHAR DEZ EM TUDO QUANTO É LUGAR. QUE DIFÍCIL É OUVIR THE JOSHUA TREE E NÃO SE FASCINAR COM TANTO MISTÉRIO, QUE DIFÍCIL É NÃO SABER QUE NÃO FAZ MUITO SENTIDO O DISCO BOY SER COMO ELE É, MAS ELE É. QUE DIFÍCIL É NÃO CONSEGUIR TER UM MÍNIMO DE RESPEITO POR UMA DAS BANDAS DE SUCESSO QUE MAIS AMA TUDO O QUE ESTÁ FAZENDO E SEMPRE VAI AMAR. QUE TEM COMPROMISSO COM A PRÓPRIA ALMA, COMPROMISSO COM O ROCK AND ROLL, COMPROMISSO COM DEUS. NÃO O DEUS DAS IGREJAS COM ESPÍRITO DE MÁFIA, MAS O DEUS DA CRIAÇÃO (RE)VITALIZADORA, O DEUS DA REDENÇÃO POR MEIO DA ESPERANÇA NO NOVO MUNDO CONSTANTEMENTE (RE)DESCOBERTO. QUE DIFÍCIL É NÃO CONHECER O U2, NÃO PODER CONHECER O U2, DESLIGAR-SE COGNITIVAMENTE DO QUE TE FAZ ENTRAR NA FREQUÊNCIA DE UM DISCO DO U2.

 

EU GOSTO PRA CARAMBA DE U2. SE VOCÊ FALAR MAL DO U2 NA MINHA FRENTE EU PROVAVELMENTE VOU DEIXAR, MAS É PROVÁVEL QUE TAMBÉM NÃO VÁ LEVAR MAIS A SÉRIO O QUE VOCÊ TEM A FALAR, VAI SER DIFÍCIL EU CONSEGUIR OUVIR O QUE VOCÊ TEM A DIZER DAÍ PRA FRENTE. NÓS ESTAMOS EM FREQUÊNCIAS DIFERENTES.

 

TESLA

Você leu um capítulo da série nós, tesla, ouvimos 2019

escrito por nubobot42 narrado por tesla