A PRINCÍPIO XTC FOI UMA BANDA DIVERTIDA. ERA COMO UMA NOVIDADE QUE NÃO ERA NOVIDADE. ERA COMO SE ESTIVESSE OUVINDO O PAI DO STROKES, E DE FATO TALVEZ ESTIVESSE, TALVEZ O XTC TENHA CRIADO TODA ESSA CENA DE INDIE DOS ANOS 2000 QUE OUVI MUITO ENQUANTO ADOLESCENTE, ENQUANTO SEMIJOVEM, QUE SONHAVA COM MENINAS ESTÚPIDAS, AVENTURAS ESTÚPIDAS, EPISÓDIOS ESTÚPIDOS MEIO ROMÂNTICOS MEIO PROMÍSCUOS, RIDÍCULOS, COMO TODO BOM JOVEM DEVE OU DEVERIA SONHAR EM ALGUM MOMENTO NA SUA VIDA PARA NÃO ESBARRAR NA BURRICE DE UM MORALISMO ASSASSINO E TRAUMÁTICO A TODAS AS PESSOAS COM UM RESTO DE SANIDADE E HUMANIDADE QUE ESTÃO AO SEU REDOR. EU ACHO QUE A PESSOA NASCIDA NOS ANOS NOVENTA QUE CONHECEU E CRESCEU COM O STROKES, COM O ARCTIC MONKEYS, MAXÏMO PARK, KAISER CHIEFS, ESSAS TRALHAS TODAS AÍ QUE SÓ QUEM GOSTA DE BANDA QUE FICA COM BATERIA TCHUCTCHACTCHUCTCHAC CONHECE NEM PODERIA IMAGINAR QUE ISSO JÁ EXISTIA NOS ANOS SETENTA. E TEM GENTE QUE SE CONSIDERA MUITO MISTIFICADA MUSICALMENTE CONHECENDO OS SMITHS, CANTANDO TO DIE BY YOUR SIIIIIIIIIDE SUCH A HEAVENLY WAY TO DIE, QUE ROMÂNTICO, PRA QUANTAS PESSOAS TU JÁ CANTOU ESSE VERSO NA SUA VIDA? DEVE TER SIDO UMAS CENTO E CINQUENTA. EU NUNCA CANTEI SMITHS E SE BOBEAR GOSTO DOS SMITHS, MAS É ENGRAÇADO SABER QUE ANTES DISSO TUDO JÁ TINHA O XTC, FAZENDO ESSA PORCARIA DE SOM DELES QUE NA VERDADE GOSTEI MUITO NO COMEÇO, COMO DISSE, UMA BANDA DIVERTIDA.
EU ACHO QUE TODO INDIE ANOS 2000 DEVERIA OUVIR O XTC. OS PRIMEIROS DISCOS, ESSE FASCÍNIO POR UM MUNDO MEIO DIGITALIZADO DE UMA MOLECADA INGLESA SOBERBA, COM O SENTIMENTO DE SER DONO DE TUDO, COM O SENTIMENTO DE ESTAR INVENTANDO A MÚSICA PELA PRIMEIRA VEZ, A ARTE PELA PRIMEIRA VEZ, ACHANDO A MELHOR COISA DO MUNDO COLOCAR UM MICROFONE NO PALCO E CANTAR BEM DE PERTINHO, DEPOIS METER UM BERRO E COMEÇAR A PULAR NO PALCO, MAS VESTINDO UMAS ROUPAS CHIQUES, PORQUE ARTISTA NOS ANOS SETENTA TEM QUE SER CHIQUE, HIPPIE É COISA DE VAGABUNDO, ESSES CARA DO YES VESTINDO UMAS ROUPAS QUE FICAM ARRASTANDO NO CHÃO, VELHO, O CHÃO INGLÊS É SUJO E O VERDADEIRO ARTISTA TEM QUE TER MEDO DE SER SUJO, VAMOS PEGAR BEM MAIS MULHER COM ESSA NOSSA ESTÉTICA DO QUE COM AQUELA ESTÉTICA ANTIQUADA DOS ANOS SESSENTA E NÃO SÓ ISSO COMO TENHO CERTEZA QUE SEI LÁ ME FALA UM ARTISTA CONTEMPORÂNEO AÍ, QUALQUER NOME, ME DÁ QUALQUER UM, EDVARD MUNCH VAI, ACHEI NO GOOGLE, TENHO CERTEZA QUE A NOSSA BANDA VAI SER UM EDVARD MUNCH, O MEU SOBRENOME É PARTRIDGE, MEU NOME É ANDREW, VAI FICAR ANDY PARTRIDGE, ARTISTA PRA CARAMBA. DEVE TER PRODUZIDO THE LAST SHADOW PUPPETS, SÓ SE FOR.
AINDA ASSIM ISSO DE CERTA FORMA É LEGAL DE SE VER E, SE POR UM LADO É LIMITANTE, PARECE QUE ESSE TIPO DE OUSADIA ARTÍSTICA MEIO DESPREZANTE E DESPREZÍVEL QUE NÃO SE VÊ TANTO HOJE EM DIA E POR OUTRO LADO É DE CERTA FORMA UM RESPEITO PRÓPRIO INSPIRADOR E UMA MANEIRA INUSITADA DE DEFENDER E SACRALIZAR A ARTE, E SEI LÁ SE É POR ESTARMOS NUMA SOCIEDADE QUE SACRALIZOU COISAS TÃO ESTÚPIDAS, QUE SACRALIZOU NÃO BEIJAR NA BOCA E DESENHAR QUADRO FEITO UNS CARAS QUE MORRERAM HÁ UNS 150 MIL ANOS, PORQUE NÃO SEI SE VOCÊ SABE MAS DESDE O INÍCIO DA MODERNIDADE CADA DIA QUE SE PASSA É UM ANO E DESDE QUE INVENTARAM A INTERNET CADA DIA QUE SE PASSA SÃO O EQUIVALENTE A UNS DEZ ANOS. TAMBÉM NÃO SOU BOM DE MATEMÁTICA ENTÃO CHUTEI UNS NÚMEROS AÍ, RELEVEM, EU GERALMENTE PREFIRO PROGRAMAR UM COMPUTADOR PRA FAZER CONTA PRA MIM, E O XTC TENTA UM RELACIONAMENTO COM A MÁQUINA EM ALGUM MOMENTO ALI DA OBRA DELES MAS É UMA BELA MERDA DE RELACIONAMENTO. ISSO É IRRELEVANTE. VOLTANDO, EU TAVA DIZENDO QUE O CARA QUE SACRALIZA A ARTE, A ARTE MESMO, O NEGÓCIO LÁ, SEM MUITAS BARREIRAS, É UM CARA GENTE BOA NO FINAL DAS CONTAS. EU TAMBÉM TAVA EXAGERANDO EM ALGUMAS COISAS, NO FUNDO OS CARA SÃO HUMILDE, FIZERAM UMAS MÚSICAS SIMPLES PRA CARAMBA PRA GENTE TOCAR, TANTO É QUE ATÉ EU TOCO, NÃO TEM COMO O CARA SER TOTALMENTE SOBERBO TENDO CORAGEM DE COMPOR UNS NEGÓCIO HUMILDE NAQUELA ÉPOCA. VIAJEI. É A ÚLTIMA VEZ QUE VOU TENTAR DIZER QUE SACRALIZAR A ARTE SEMPRE NOS LEVA A FAZER ALGUMAS COISAS UM TANTO QUANTO MAIS HISTÓRICAS QUE SIMPLESMENTE IGNORÁ-LA, COLOCAREM NESSE LUGAR IDIOTA E INSTRUMENTAL QUE GRAÇAS A DEUS O XTC NUNCA TENTOU COLOCAR, E PORTANTO AINDA QUE NÃO SEJAM RESPONSÁVEIS POR UM GRANDE MONUMENTO PODEMOS DIZER QUE SÃO COMO POUCOS PORTADORES DA APREENSÃO DE UM FENÔMENO MEIO DIFÍCIL DE EXPLICAR QUE PERMEIA A VIDA METROPOLITANA SUBURBANA, A DIVERSÃO-COMUM DE UMA EXISTÊNCIA MEIO DIFÍCIL DE PREENCHER COM ALGO QUE NÃO SEJA AUTOILUSÃO. MAIS PRA FRENTE CONFORME FORAM AMADURECENDO FORAM ABSORVENDO SENTIMENTOS DO SER “MEIO NERD” NESSE MUNDO TÃO VIOLENTO, DE PRECISAR DE FICAR INVOCANDO VOZES INTERIORES PARA CONSEGUIR SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS DE FATO E NÃO AQUELA COISA IMBECIL DE SE RELACIONAR COM VOCÊ MESMO ENQUANTO FALA UMAS PALAVRAS ALEATÓRIAS PRO OUTRO, DE OLHAR AO SEU REDOR NO MEIO DO MOVIMENTO DA CIDADE E PENSAR “CARAMBA TODAS ESSAS PESSOAS TÊM UMA VIDA. ISSO É MEIO DOIDO SE PARAR PRA PENSAR”, AQUELAS CASINHAS DE TIJOLO QUE NEM SÃO FEIAS MAS NOS FAZ PENSAR QUE QUEM ESTÁ LÁ DENTRO NÃO É NOBRE, NINGUÉM ESTÁ FAZENDO A HISTÓRIA DAQUELA PESSOA NUM LIVRO, UMA PÁGINA DE JORNAL, COMO ACONTECERIA SE ELA TIVESSE UMA LINHAGEM MARAVILHOSA OU PRESTÍGIO SOCIAL, ÀQUELE POBRE SER RESTA ELE MESMO SER PROTAGONISTA DA PRÓPRIA HISTÓRIA E NINGUÉM MAIS VAI PRESTAR ATENÇÃO E PONTO FINAL.
O XTC INVENTOU O INDIE ROCK DOS ANOS 2000, PORQUE O INDIE ROCK DOS ANOS 2000 NÃO CONSEGUE SER MAIS DO QUE ISSO. MAIS DO QUE PARAR PRA PENSAR “CARAMBA, O QUE ESTOU FAZENDO DA MINHA VIDA, QUANDO ERA PEQUENO EU TINHA VÁRIAS BARREIRAS E TINHA MEDO DE BEIJAR UM ESTRANHO NO ROSTO E DE PEGAR BALA DE TROCO, JÁ HOJE COMPLETA-SE UM ANO QUE NÃO PAGO O ALUGUEL PORQUE NÃO TENHO CORAGEM DE EMPRESTAR DE AGIOTA E AINDA DE VEZ EM QUANDO TRAGO PESSOAS AQUI PRA FAZER COISAS QUE EU NEM SABIA QUE O CORPO HUMANO ERA CAPAZ DE FAZER”. O STROKES ATÉ HOJE É ISSO, E LEGALMENTE FALANDO ANTES SER ISSO QUE VIVER A FRIGIDEZ DE SABER QUE ESTÁ PERDENDO UM UNIVERSO DE COISAS E CONTINUAR ALI PRESO DENTRO DE SI, ATÉ PORQUE É MENTIRA, VOCÊ NÃO TÁ PERDENDO MUITA COISA, MAS NO FUNDO NÃO IMPORTA O QUE TE DIGAM, VOCÊ NÃO CONSEGUE ACREDITAR QUE NÃO ESTÁ. É MELHOR PAGAR O ALUGUEL, AINDA QUE VIVER NO CAPITALISMO SEJA INDISCUTIVELMENTE UM LIXO E QUE SERIA BOM QUE O GOVERNO PAGASSE O SEU ALUGUEL, PORQUE NÃO É POSSÍVEL QUE A SUA EXISTÊNCIA E O SEU IMPACTO NA COMUNIDADE HUMANA NÃO TENHA VALOR MAS TENHA CUSTO. POR ISSO QUE ANTES UM STROKES CANTANDO NEW YORK CITY COPS EM 2020 FAZENDO CAMPANHA PRO BERNIE SANDERS QUE SEI LÁ VOCÊ COM MEDO DE VIVER E PROTEGENDO UMAS FIGURAS QUE GOSTARIAM QUE VOCÊ NEM MESMO EXISTISSE, ATÉ PORQUE VOCÊ MESMO NÃO GOSTA MUITO DE EXISTIR NESSA SUA FORMA CASTRADA DE VIDA HUMANA. E NA REALIDADE, NA REALIDADE MESMO, O XTC NÃO ERA ASSIM GRANDE COISA EM 1979, BEM COMO TALVEZ NÃO FOSSE NOS ANOS OITENTA PORQUE JÁ EXISTIA MUITA COISA NOS ANOS OITENTA, SEI LÁ, E DIANTE DE TODA ESSA SOBERBA SONORA DELES DE PESSOAS QUE TINHAM MEDO DE SER VISTAS “COPIANDO OUTRAS” NA VERDADE HÁ UMA HUMILDADE E RESPEITO MUITO GRANDES. E QUANDO AMADURECERAM E PERCEBERAM QUE TEM QUE COPIAR MESMO, DE ORIGINAL NAS GRANDES OBRAS SÓ EXISTEM AS PESSOAS POR TRÁS, DESENVOLVER ESTILO PRÓPRIO É COISA DE ANIMAL ANALFABETO DE ALMA, AÍ SIM COMPREENDERAM SEU LUGAR NO MUNDO E ALI, EMBORA POR UM CURTO PERÍODO DE TEMPO E COM TANTAS LIMITAÇÕES E FRAGILIDADES QUE ELES TINHAM MEDO DE EXPOR NOS ANOS SETENTA, PROVARAM-SE DIGNOS DE SER PORTA-VOZES DESSES JOVENS METROPOLITANOS SUBURBANOS MAS NEM TANTO POIS BRANQUELOS E COM CABELINHO BONITO.
SEI LÁ, CONTEI ESSA HISTÓRIA TODA PORQUE UM POUQUINHO EU QUERIA SER ANDY PARTRIDGE SIM.
TESLA